O político chegou a ser cotado como candidato ao Palácio do Buriti, mas desistiu da disputa alegando questões de "foro íntimo"
 
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
 
O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PL), de 83 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (23/11), vítima de complicações causadas por um câncer pulmonar. O político foi diagnosticado com a doença enquanto tratava de um cálculo renal.
 
“Foi agora, por volta das 18h40. Ele estava sofrendo muito. Ele foi intubado hoje pela manhã, mas não teve nenhuma melhora. Agora, ele se foi, infelizmente”, lamentou a sobrinha do político Adélia Frejat.
“Nos deixa um grande cidadão, que fez sua história pautado na ética e na atenção aos que mais precisavam. Que a família receba os meus pêsames e o meu carinho”, registrou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Igo Estrela/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
 
Jofran Frejat foi titular da Secretaria de Saúde do Distrito Federal por quatro vezes, durante o governo de Joaquim Roriz. Também representou o DF no Congresso Nacional, como deputado federal por cinco mandatos.
 
Aliado do ex-governador Joaquim Roriz, Frejat era um dos principais nomes do cenário político local, nutrindo simpatia e boas relações com personagens de praticamente todas as ideologias, dos conservadores de direita aos progressistas da esquerda.
"Hoje perdi um grande amigo. E Brasília perde um grade homem de vida pública. Jofran Frejat me ensinou muito. Estivemos juntos em todas as campanhas das quais participei. Recebi a notícia da morte de Frejat com muita tristeza e rogo a Deus que o receba neste momento. Aos familiares, os meus mais sinceros sentimentos." Paco Brito - vice-governador do DF
Nas eleições de 2018, chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, sendo considerado favorito ao comando do Palácio do Buriti. Contudo desistiu da disputa por alegar questões de “foro íntimo”.
 
Frejat era médico-cirurgião e foi responsável por reformular o sistema público de saúde do Distrito Federal. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF (ESCS).
“Frejat deixa como exemplo o compromisso com a saúde pública, com a coletividade e com a vida. Durante toda a vida pública, seja enquanto parlamentar, seja no Executivo, ele trabalhou pela saúde pública e pela vida”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico), Guttemberg Fialho.
 
O político também ocupou o cargo de ministro interino da Previdência Social.
Ao ser internado, a família transmitiu uma mensagem para os amigos. Na época, informava que Frejat havia passado por quimioterapia e permaneceria hospitalizado.
 
“O Jofran está no hospital esta semana se recuperando de um mal-estar causado pela quimioterapia que iniciou este mês”, detalhou Denise Frejat, esposa do político.

Fonte - Metrópoles



Fonte: Metrópoles
Publicado em: 24/11/2020 20:45
Link: http://www.agenciasatelite.com.br/website/siteplus/noticia/noticia_detalhe_23a.asp?id=495&idRegistro=26874