Saunas e churrasqueiras de clube serão reabertas
 
Decreto prevê normas de segurança e volta ao trabalho de idosos com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades um mês após a segunda dose da vacina.
 
Salões de festas, saunas e churrasqueiras de clube poderão voltar a funcionar, desde que cumprindo normas sanitárias de segurança.
 
O uso desses espaços, fechados desde o início da pandemia, será autorizado em decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (18).
 
A medida foi antecipada em entrevista coletiva da Secretaria de Saúde na tarde desta quinta (17), no Palácio do Buriti.
 
O novo decreto também autoriza o retorno ao trabalho presencial de pessoas acima de 60 anos e com comorbidades a partir de 30 dias após a imunização com a segunda dose da vacina contra covid-19.
 
Considerados de risco, esses grupos estavam em teletrabalho desde março de 2020, como medida de proteção à saúde.
 
“Era um pedido que vinha sendo feito porque alguns segmentos já não estavam contratando trabalhadores com essas características.
 
Por isso será feita essa alteração”, explicou o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha.
 
Cursos, academias e escolas
 
Também pelo ato – assinado pelo governador Ibaneis Rocha – serão concedidas licenças eventuais para a realização de cursos profissionalizantes e de capacitação, desde que respeitados os protocolos de segurança das escolas, universidades e faculdades, previstos em decretos anteriores.
 
Nas academias de ginástica e de centros de atividades físicas, as catracas de acesso poderão ser reativadas, porém sem a utilização do sistema de biometria.
 
O ato também altera o espaçamento entre as carteiras nas escolas, tanto públicas quanto particulares, de 1,5 metro para 1 metro.
 
A medida segue o padrão adotado em norma do Ministério da Saúde.
 
Fonte - InformaTudoDF